Prism – Como a nossa privacidade irá embora.

 

Provavelmente você já deve ter ouvido sobre ele, já que ele saiu na maioria dos sites de Tecnologia como o Gizmodo por exemplo.

Prism nada mais é que a união de várias empresas de Tecnologia como o Google (Sim a Google), Yahoo, Microsoft, Facebook. Até aí tudo certo? Mas essa união é na divulgação de dados privados dos usuários… É uma colaboração entre o FBI, a NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA, eles espionam tudo que podem) e as maiores empresas de tecnologia…

Por mais que PRISM pareça mais um tipo de antagonista dos quadrinhos para o S.H.I.E.L.D., é na verdade uma sigla para um programa real do governo dos Estados Unidos. De acordo com documentos vazados, ele entrou em ação em 2007, e só ganhou força desde então. Sua proposta é monitorar potenciais comunicações estrangeiras valiosas que podem passar pelos servidores dos Estados Unidos, mas parece que na prática seu alcance é bem maior.

Para quem já leu Fortaleza digital de Dan Brown, acredita que algo dessa maneira pudesse acontecer… Antes das empresas de Tecnologia como Google e Facebook existirem, a Internet não era tão gigantesca… Possivelmente por ter saído deste controle, que um programa deste porte entrou em ação, ou não?

A maior parte das empresas, já negaram a participação deste programa, aliás todas elas negaram a participação… Mas…

 

A não participação acarretaria em processos, leis contra seus serviços, ou seja não tem muita escolha, mas o que continua estranho, porque esse programa foi  divulgado agora? Será porque o grupo que eles queriam está fechado?

Isso será algo que iremos saber ao decorrer dos dias… O problema que não somente todas as comunicações dos EUA sem limite estejam sendo controladas (A China faz isso viu…) mas como possivelmente de todo mundo.

Será que a nossa privacidade realmente deixou de existir?

Em tempo, fechamos parceria com o Geeks of Wars, um Site sobre Tecnologia e Animes, bem interessante de se ver, e também o God of War Universe do companheiro God Sonic of War!

É isso ai galera.