Você sabe como surgiu os anéis de Saturno?

2

Saturno9

Infelizmente ainda não foi descoberto a origem e a idade dos anéis de Saturno. A principal teoria aponta que os anelões, descobertos em 1610 pelo italiano Galileu Galilei (1564-1642), seriam restos de uma lua de Saturno, destruída após a colisão com outro corpo celeste, ou pedaços de um cometa que se aproximou do planeta e fragmentou-se antes de atingi-lo.

Por mais que Urano e Netuno também possuam anéis, nenhum deles é tão fascinante com os de Saturno.

Algumas curiosidades sobre Saturno:

– Sua atmosfera é composta sobretudo de hidrogênio misturado a pequenas quantidades de hélio e metano.

– A camada mais externa do planeta é constituída de hidrogênio gasoso.

– Há uma porção formada por hidrogênio líquido fundido a elevadas temperaturas. Em seguida vem uma camada de hidrogênio metálico. O núcleo é formado por uma densa “sopa gelada” de rocha, gelo e outros compostos como sulfeto e óxido de ferro.

– Sexto planeta a partir do Sol, Saturno é o segundo maior do sistema solar, com uma circunferência equatorial de 378,6 mil quilômetros (cerca de dez vezes a da Terra, ou 5 Mundos de Minecraft!)

– Apesar de gigantesco, Saturno é o único planeta do sistema solar menos denso do que a água. Se fosse mergulhado em um oceano gigante, ele flutuaria!


Compartilhe.

Sobre o Autor

Douglas Amaral

Um cara que gosta de Tecnologia, cultura Oriental e é muito curioso. Gosta bastante de Dragões, e Batata frita. E por isso não vai viver por muito tempo!